segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Cerveja & Amigos

Amigos!

Tenho recebido vários pedidos para retornar com os cursos de formação de cervejeiros artesanais, mas como esse curso é em minha residencia, mudei o formato, agora só faço curso para grupos de pessoas de conhecidos meus. Acho que assim, aproveitamos melhor o dia, facilita a aprendizagem porque todos já se conhecem, e pode proporcionar a formação de um grupo de amigos que vão produzir cerveja. Prosit!!!


sexta-feira, 5 de junho de 2015

Missão do Cervejeiro!

Ontem, dia 04 de junho, cheguei definitivamente a conclusão de que a Revolução Cervejeira, está firmemente implantada, em processo "vertiginoso", para uma mudança de conceitos, na degustação da boa cerveja, na Revolução Cervejeira! Já que vamos sorver esse alimento, ("cerveja é um alimento!") que seja o melhor, que seja de qualidade, que seja para a nossa felicidade! Então, voltando, ontem recebi, em minha cervejaria um grupo de "amigos" (todos que querem aprender sobre cerveja são meus amigos!) jovens, que até então, se satisfaziam com as nacionais cervejas de milho, arroz, feijão, sorgo e sei lá mais o que, .... a partir de então, após conhecerem e entenderem o que é uma cerveja, e como é feita,  partiram para apreciar o que realmente vai lhes dar prazer e fazer feliz! Uma verdadeira cerveja, feita de malte, água, fermento acuçar e lupulo! Parabéns grupo,  fico feliz em poder contribuir para essa descoberta! Prosit!!!

Orgulho de ser cervejeiro artesanal!



https://www.youtube.com/watch?v=gN6OyyZejuU&index=1&list=PLvGnEqwJ8Jw6tOPmu9kI5UJVbJY_q-TTY




sábado, 20 de dezembro de 2014

Curso Cervejeiro de Natal!

Fechando o ano de 2014, no dia 17 de dezembro,  uma quarta-feira a noite, aconteceu na "Flash Gordon" - "Aqui se faz aqui se bebe!", mais um curso para "despertar o desejo" de produzir cerveja com as próprias mãos! Eu sempre digo, que  aquele que participa do curso, nem sempre vira um cervejeiro artesanal, mas a maioria se torna,  degustadores da boa cerveja, principalmente das especiais, e isso já vale a pena! Então, ... desta feita, o grupo que recebi na Flash Gordon, são amigos do meu vizinho Roberto Sobânia, que se interessaram pelo curso, e, é claro pela cerveja artesanal. O curso foi especialmente preparado para este grupo, por ser a noite com horário espremido, iniciamos às 19:30 horas e terminamos às 24:00 horas, em todo período os participantes desgustaram uma Premiun Lager (Zé Galego) da Cervejaria Bastard, harmonizando com uma picanha e contra-filé de carneiro, hábilmente preparados pelo amigo Bob Sobânia. Após todas as etapas do processo, partimos para aerar o mosto e colocar  o fermento, para que os "bichinhos" façam a mágica de fazer cerveja! Um grupo de 10 pessoas, bem humoradas, "de olho" no processo e nas informações que passamos, acompanharam com muito interesse todas as etapas do curso, e tenho a certeza, de que saíram, com uma bagagem, que deverá propiciar para alguns, as condições mínimas para iniciar a prática de fazer a sua própria cerveja, ou no pior das hipóteses, pessoas mais conhecedoras da cerveja e da arte de degustá-las com mais propriedade e prazer! Falando nisso foi um prazer conhecê-los!







segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Feliz natal e 2015 de muita paz e saúde!

Meus amigos, companheiros de brassagens, cervejeiros apreciadores da boa cerveja, quero  desejar-lhes muito amor neste natal e sucesso para  2015! Aproveitem, em vez de vinho, degustem uma boa cerveja, harmonizando com o seu prato preferido, durantes as festas de fim de ano. 
Um grande abraço!



quarta-feira, 16 de julho de 2014

Para fermentação

O grande segredo da produção da cerveja é a fermentação na temperatura adequada, pois que, como dizia o meu amigo Murilo ...... "deixa os bichinhos trabalhar", .....  só que, para que eles trabalhem e façam a  fermentação dar certo, ( afinal são eles que fazem a cerveja .... a gente só dá as condições para isso) é importante que a faixa de temperatura esteja adequada a cada tipo de fermento, caso contrário sua cerveja não vai atingir a densidade e graduação alcoólica proposta. Uma solução bastante prática, e relativamente barata, é essa do meu amigo Felipe, da Hidromel, que na verdade é para produzir a Hidromel, mas é válido tanto para Hidromel, quanto para cerveja,  veja : http://pompeiahidromeis.com/2014/07/15/sintonia-fina/

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Dia da Cerveja Brasileira com lançamento da cervejaria Bastards Brewery



Neste dia 5 de junho, Curitiba comemora o Dia da Cerveja Brasileira com o lançamento da Bastards Brewery. Ela surgiu em 2013, a partir da reunião de três amigos que já se encontravam há bastante tempo para fazer (e beber) cerveja na garagem de casa. Eles se reuniam uma vez por semana para degustar e fazer as brassagens, que é a preparação dos componentes da cerveja.
O recém-construído barracão da Bastards Brewery® tem equipamentos de alta tecnologia para atender o processo completo de fabricação, fermentação, envase, refrigeração e estocagem. Dali saem barris de chopp e garrafas long neck com diferentes estilos de cerveja.
Fazem parte do hall de receitas a Willie The Bitter (APA – American Pale Ale com 5,8% de teor alcoólico), a Jean Le Blanc (Witbier com 4,0% de teor alcoólico) e a Zé Galego (American Premium Lager com 5,1% de teor alcoólico). São personagens boêmios, malandros e cafajestes irresistíveis repletos de lúpulo, malte, especiarias e aromas inconfundíveis.
Segundo Francisco Seegmuller, um dos cervejeiros proprietários da marca, “no próximo mês, todo mundo vai poder experimentar a Imperial IPL (Imperial Indian Pale Lager). Muitos irão se surpreender quando souberem que se trata de um novo estilo no Brasil. Uma cerveja inovadora, de corpo cheio, coloração dourada intensa, amargor bastante pronunciado e aroma bastante frutado e cítrico que remete a maracujá e manga que com certeza vai conquistar o mercado.”
A receita tem 9% de ABV e 70 IBU´s de amargor e foi desenvolvida com maltes alemães e lúpulos americanos. Tem como principal característica a fermentação feita com leveduras Lager, proporcionando uma cerveja mais límpida e com aromas exclusivos dos lúpulos, que são adicionados no final da fervura e no Dry Hopping direto no tanque após a fermentação, explica Seegmueller.

Onde encontrar?
Em Curitiba, é possível experimentar os sabores da Bastards Brewery nos seguintes bares e restaurantes: Barbarium Beer Pub, Cervejaria da Vila, Chokolat Chocolateria, Hop’n’Holl, A Varanda Beer House, O Pensador, Templo da Cerveja e, em Joinville, no Renascença e Mais Bier. Aceita encomendas para eventos, aniversários, churrascos com os amigos e encontros na Copa do Mundo com barris de 10, 30 a 50 litros.

Serviço:
Bastards Brewery
Horário de funcionamento: 9h às 18h (2ª a 6ª feira)
Tel.:
41 3557-2207
End.: Rua Paranavaí, 1142 I Emiliano Perneta I Pinhais-PR
Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito e débito.
E-mail: contato@bastardsbrewery.com.br
Redes Sociais: Facebook e Foursquare

terça-feira, 8 de abril de 2014

O resto da história!

Quem faz um curso para produzir cerveja artesanal participa somente de uma parte de toda produção. Isto porque toda  produção compreende: Moer o malte, brassar, filtrar, lupular, resfriar, aerar e adicionar o fermento. A partir daí quem vai fazer todo trabalho é o fermento, e, é ele quem realmente vai fazer a cerveja, nós só temos que dar as condições para que isto aconteça, ou seja no popular ... vai comer o açúcar do malte transformar em álcool e cerveja propriamente dito. Depois vem a maturação, onde a cerveja fica decantando de 0° a 3° centígrados e depois é engarrafada. Esta fase final os participantes do curso não participam na parte prática, isto porque, acontece em dois momentos diferentes da primeira fase. Mas para ajudar a esclarecer isto, preparei um "filmezinho" para ajudar com os procedimentos posteriores para a produção da cerveja. Veja no link:

 https://www.youtube.com/watch?v=46eZ4nYI3Ak